A Cárie é o desgaste das estruturas dentárias ocasionada pelo aumento da quantidade de bactérias existentes na cavidade oral. É um dos problemas de saúde bucal mais comum na população.
A falta de higiene adequada é um dos principais causadores da cárie, juntamente com o grande consumo de açúcar, que elevam a quantidade de bactérias na boca e provocam a desmineralização da estrutura dentária, devido ao aumento no PH da saliva.
Seus sintomas na fase inicial se dão através do aparecimento de manchas brancas porosas nos dentes. Quando a cárie se encontra em um estágio avançado surgem manchas acastanhadas e a presença de cavidades, que dependendo de sua profundidade pode ocasionar dor ao paciente e geralmente piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente.
A Cárie pode ser diagnosticada e tratada desde a sua fase inicial pelo dentista, por isso a necessidade de consultas periódicas para o seu correto diagnóstico. A Cárie tem cura e deve ser tratada no início com a aplicação de flúor para remineralizar a área afetada, melhora dos hábitos de higiene oral, através de uma boa escovação e hábitos alimentares adequados com pouca ingestão de açúcares.
Na fase avançada o dente deverá ser restaurado, a cavidade será higienizada e preenchida com resina composta, devolvendo sua estética e função. Caso a Cárie esteja avançado muito ao ponto de atingir os nervos do dente se faz necessário o tratamento de canal.
Um bom hábito de higiene, boa alimentação, incluindo visitas periódicas ao dentista, ajudam a prevenir o aparecimento da Cárie dentária e mantém a saúde bucal em perfeitas condições.